Sinapis

LOGO

Cátia Guimarães, nasceu em Angra do Heroísmo em 1981.
Desde muito pequena que queria ser ‘artista’ e por isso mesmo escolheu a área das Artes na escola secundária. Simultaneamente frequentava cursos de desenho e introdução a outros meios, na Oficina d’ Angra - espaço privilegiado, onde se reúnem e expõem artistas.
É licenciada em Pintura - Artes-Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e é Arte-Psicoterapeuta pela Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia. Trabalha em ambas as áreas.
No seu percurso como artista-plástica tem exposto com alguma frequência. Segundo a autora, uma das suas maiores concretizações foi o 1º lugar no Concurso LAB jovem, onde ganhou uma bolsa para o curso “Painting and Mixed Media”, School of Visual Arts em Nova Iorque.
A ligação a África que explora nestas colagens-ilustrações e cujo vínculo partilha com o escritor/poeta Ruy de Carvalho, remete-a para horas de histórias contadas pelos avós paternos e pai, vindos de Moçambique nos anos 70, relatos intermináveis de vivências e afetos fortes.



Hayane Vardevanyan, com 38 anos, é de formação psicóloga e jurista, exercendo profissão como Técnica Superior de Recursos Humanos. Nasceu e cresceu na Ucrânia, tendo emigrado para Portugal em 2000, com 24 anos. O interesse e gosto pela música foi-lhe transmitido pela avó materna e mãe. A primeira tocava balalaica, enquanto a mãe guitarra, criando músicas e canções. Com a “semente” criativa bem plantada, conhecendo e convivendo em várias culturas ao longo dos anos, com inspiração na poesia portuguesa, compôs e interpretou as 9 canções de “Três Dimensões” arranjadas preciosamente pelo Nuno Domingues, produtor musical.

Ruy Carvalho, com 55 anos, é médico e arte-psicoterapeuta, tendo tido um papel determinante na fundação da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia e na evolução da perspetiva portuguesa da Arte-Terapia e Arte-Psicoterapia, o Modelo Polimórfico. É o Presidente da Direção desta Sociedade e Vice-Presidente da Sociedade Internacional de Psicopatologia e Expressão e Arte-Terapia (sediada em França, Toulouse). O seu campo de atuação profissional é o da criatividade na transformação dos indivíduos. Natural de Angola, as suas origens culturais familiares remontam a Goa, pela parte do avô paterno, a Angola, pela parte do pai e ao Brasil, pela parte do bisavô materno. Sendo casado, a esposa Hayane, de origem ucraniana, com raízes arménias e russas, contribuiu para a pluriculturalidade da poética da sua existência. Tem dois filhos de que muito se orgulha. Publicou o primeiro livro de poesia em 1997, “Matizes da Vida”, na altura da fundação da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia. É, ainda, co-autor de três livros de poesia publicados pela Sinapis “Enigmas 1”, “Enigmas 2” e “Tempo Mágico”. A colaboração através das artes visuais de Cátia Guimarães na presente obra, sendo oriunda dos Açores, contribui para a sua universalidade.

Livros Disponíveis

Publique connosco

Envie o seu original para sinapis@sinapis.pt.

Novidades / Eventos

Os nossos eBooks

Banner 1
Banner 2

Newsletter

Caso deseje receber por email novidades sobre a Sinapis e os seus produtos, registe-se na nossa newsletter.

BYDAS FOOTPRINT Agência Digital | Adwords Alternative | Design Porto | Diretório de Negócios