Sinapis

LOGO

Robert Manners Moura, filho de pai Português e de mãe, Sul-Africana, de origem Anglo-germânica, cresceu no Alto Douro: mais precisamente, na Régua e em Bagaúste, lugar este na vizinhança daquela. Depois do ensino primário, voltou a Moçambique, onde nasceu em 1942, para, qual Galaaz, reconciliar dois adultos, desavindos.  

Mas quando voltou, em 1956, a família, a Régua, Bagaúste, enfim, o Alto Douro tinham mudado. 

Foi um choque!

Por isto, começou, muito novo, a observar, a tomar notas, mentais e escritas, a reunir bibliografia. 

Porém, organizar-se por dentro leva uma vida! 

Depois da passagem pelo ensino médio agrícola, matriculou-se, na Tapada da Ajuda, em Lisboa, em Agronomia, curso com uma influência seminal na sua formação. Derivou, depois, para a Arquitectura Paisagista, licenciatura também proporcionada na Tapada da Ajuda. Licenciou-se nesta, no corolário das suas preocupações estéticas, naturalistas e holísticas.  

No seguimento, teve uma carreira no âmbito da conservação da natureza, no então Serviço Nacional de Parques, Reservas e Património Paisagístico. Aqui, «lançou» no terreno várias áreas protegidas, como os Parques Naturais da Arrábida, de Montesinho e do Alvão.  

Após o seu mestrado e o seu doutoramento, exerceu a docência na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, publicando vários livros académicos.  

Só depois de aposentado, em 2008, foi possível rematar o seu livro fulcral, Douro e Duríades, ficção ou semificção, feita de memórias, de imaginação e de alguns delírios. 

Seguiram-se Há Fogo na Montanha! (2013), Duro Douro (2014), O Mundo é Pequeno! (2015) e o presente livro.  

 

Livros Disponíveis

Publique connosco

Envie o seu original para sinapis@sinapis.pt.

Novidades / Eventos

Os nossos eBooks

Banner 1
Banner 2

Newsletter

Caso deseje receber por email novidades sobre a Sinapis e os seus produtos, registe-se na nossa newsletter.

BYDAS FOOTPRINT Agência Digital | Adwords Alternative | Design Porto | Diretório de Negócios